top of page

Conheça o LadeBio

O Laboratório de Biometria da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instalado no campus do Fundão em 2008. Nessa ocasião, houve a transferência das atividades do Laboratório de Ergoespirometria do Hospital dos Servidores do Estado para a Escola de Educação Física e Desportos.

Hospital dos Servidores do Estado/ Fonte: gov.br

O antigo Laboratório de Ergoespirometria do Hospital dos Servidores do Estado foi implantado em 1998, através de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e tal hospital. Daquela ocasião até a transferência para o Fundão o nosso grupo realizou inúmeras avaliações funcionais, tanto de pessoas saudáveis como de pacientes. Tivemos a oportunidade de acumular experiências com testes de cardiopatas, pneumopatas, pacientes com disfunção endócrinas e pacientes pediátricos. Atendemos, além desses indivíduos, diversos grupos de atletas, tais como: ciclistas, triatletas e corredores. Naquele período criamos o curso de Cineantropometria, iniciamos a rotina semanal de discussão de artigos e oferecemos a Iniciação Científica para alunos dos cursos de graduação em Educação Física.

Até a implantação do curso de Mestrado da Educação Física da UFRJ, diversos alunos que receberam o treinamento no nosso laboratório foram absorvidos por programas de stricto sensu com excelência internacional, tais como os cursos da Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, de Farmacologia, de Bioquímica Médica e de Saúde Mental da UFRJ. Tivemos, naquela época, a grata satisfação de colaborar no treinamento dos novos expoentes da Fisiologia do Exercício, de Bioquímica do Exercício, da Farmacologia e das Neurociências, como as professoras Dra. Joyce Ferreira de Carvalho, Dra. Daniele Gabriel, Dra. Andrea Camaz Deslandes, Dr. Giovane Tortelote e Dr. Thiago Lemos.

Escola de Educação Física e Desportos/  Fonte: ENEEF 2016

Hoje, com o LadeBio instalado no mesmo ambiente do curso de Mestrado e Doutorado e com os investimentos institucionais houve um substancial aumento na procura por iniciação científica. Para esse estágio recebemos alunos oriundos de diversos cursos graduação. Recebemos, especialmente, alunos egressos da pós-graduação lato sensu em Ciências da Performance Humana, que é oferecida pelo nosso laboratório.

O LadeBio conta com uma linha de pesquisa que estuda a fadiga em seus aspectos metabólicos e neurofisiológicos. Na primeira parte da nossa linha, contamos com o trabalho meticuloso da Dra. Joyce F. Carvalho, Dr. Caleb Guedes, Dr. Renato Alvarenga, Dr. Luciano Alonso, M.S. Manoel Coutinho, M.S. Fernando Nogueira, M.S. Dailson Paulúcio da Silva e dos alunos que integram o nosso grupo de Mestrandos e de Iniciação Científica. Já nos aspectos relacionados ao sistema nervoso a Dra. Andrea Deslandes, Dr. Pedro Ribeiro e a Dra. Bruna Velasques apoiam as nossas pesquisas. Tais parecerias vêm apresentando uma profícua e volumosa produção acadêmica.

Dr. Maurício e alunos - Fonte: Arquivo Pessoal

O Prof. Dr. Fernando Pompeu, chefe do LadeBio, apresenta uma vasta experiência na área da avaliação de indivíduos treinados e de sedentários. É especialista em Fisiologia do Exercício e ocupa hoje o cargo de Professor Associado na UFRJ. Este acadêmico iniciou seus estudos, como Monitor de Biometria nos anos 1980 sob a cuidadosa supervisão do prof. José Rizzo Pinto. Completou o Mestrado na área de Biociências e Atividade Física (EEFD/UFRJ), ocasião em que teve a oportunidade de aprimorar suas técnicas através de cursos oferecidos pelos professores José Ney Ferraz Guimarães; Dr. Attila Josef Flegner e Dr. Maurício Leal Rocha. Obteve, em 2001, o título de Doutor na área de Biodinâmica do Movimento Humano (EEFE/USP), sob a orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Chagas Gomes. Seguindo o exemplo de seus prestigiosos mestres, o prof. Fernando Pompeu intenta despertar o interesse pela compreensão do desempenho humano e colaborar na formação dos jovens pesquisadores em Fisiologia do Exercício.

Coordenação

Coordenador
Prof. Dr. Fernando Pompeu
Vice - Coodenador
Prof. Dr. Eduardo Portugal
bottom of page